Darf para criptomoedas

Ir em criptomoedas

Transações com criptoativos precisam estar na declaração anual do Imposto de Renda 2024. Saiba como prestar contas ao leão sem cometer erros.

Para a transmissão de informação referente ao mês de dezembro, entregue em janeiro, a exchange de criptoativos domiciliada para fins tributários no Brasil deverá prestar as seguintes informações sobre cada um de seus usuários, relativas a 31 de dezembro de cada ano: o saldo de moedas fiduciárias, em reais; o saldo de cada espécie de criptoativos, em unidade dos respectivos criptoativos, e o custo, em reais, de obtenção de cada espécie de criptoativo, declarado pelo usuário de seus serviços, se houver. Precisa declarar criptomoedas Se presta uma atividade comercial relacionada com criptoativos, como mineração ou a validação de transações através de mecanismos de consenso ou emissão de criptoativos, esta passa a estar enquadrada na categoria B do IRS. Logo, na sua declaração de IRS a entregar em 2024 (referente a rendimentos de 2023) tem de declarar estes rendimentos no anexo B do IRS.

Ir em criptomoedas

Darf para criptomoedas

Com isso, o processo aumentou a importância do entendimento de como declarar criptomoedas e o funcionamento da tributação, pois a ausência da declaração ou falta de conformidade pode resultar em multas e processo criminal, este apenas para casos específicos.  Como declarar criptomoedas no Imposto de Renda? Para garantir uma declaração de criptomoedas eficiente e precisa, aqui estão algumas dicas úteis:

12 Países Para Viver sem Impostos Sobre Criptos

Por fim, existem os NFT (Non Fungible Tokens), que são ativos digitais que podem representar diversas coisas, como obras de arte, música ou itens de videojogos, por exemplo. No caso dos NFT, e de acordo com o Código do IRS, não é aplicada tributação em sede de IRS sobre estes ativos, bem como não se aplicam mais valias, nem é cobrado imposto de selo, pelo menos por enquanto. Baixe seus relatórios para declarar no GCAP Se você investiu um valor abaixo de R$5 mil, a declaração é opcional. Caso tenha adquirido criptomoedas em moeda estrangeira, como dólar, é preciso converter o valor e fazer a declaração em reais. Além disso, você deve informar apenas o valor de aquisição da criptomoeda e não o quanto ela vale atualmente.

Criptomoeda declarar imposto de renda

Caso o contribuinte não tenha feito essa operação, a recomendação é que o procedimento seja feito antes do envio da declaração. Os dados enviados ao GCAP são importados para a declaração do IR, indo no item Ganhos de capital no menu do lado esquerdo, clicando em Importação GCAP 2022. Declaração de lucros obtidos com criptomoedas “É preciso lembrar, contudo, que ainda há tempo de retificar as declarações dos últimos cinco anos, adequando-as à real situação do patrimônio,” pontua Vieira.